Durante a fase de treinamento nos aeroclubes e escolas de voo somos constantemente lembrados pelos nossos queridos instrutores que os documentos da aeronave devem ser verificados a cada missão. Vamos lá..., sabemos que não é das tarefas mais legais. Contudo, a verificação de todos os documentos que serão listados abaixo nos dão garantia de que estamos cumprindo com todos os requisitos de documentos que operam sob o RBAC 91 - REQUISITOS GERAIS DE OPERAÇÃO PARA AERONAVES CIVIS.
O RBAC 91 esclarece que o piloto em comando tem a responsabilidade de verificar se todos os documentos estão a bordo da aeronave! Portanto, não terceirize esta verificação.
Vamos dar uma olhada quais são esses documentos?
Ramp check! Mãos ao alto.
1- Certificado de matrícula e certificado de aeronavegabilidade;
2- Checklist da aeronave;
3- Publicações aeronáuticas apropriadas ao voo a ser realizado, válidas e atualizadas;
4- Diário de bordo;
5- Apólice de seguro ou certificado de seguro;
6- Licença de estação da aeronave válida ou outro documento aceitável que a substitua;
7- Certificado de verificação de aeronavegabilidade (CVA) ou laudo de vistoria de aeronave;
8- Manual da aeronave;
9- Ficha de peso e balanceamento, com a respectiva planta-baixa da configuração aprovada para voo, referente à última pesagem requerida para a aeronave;
10- Autorizações de operações especiais ou específicas, se aplicável;
11- Lista de passageiros, se aplicável, exceto para aeronave experimental, leve esportiva ou planador;
12- Manifesto de carga, com informações sobre o peso e o balanceamento da aeronave, devidamente preenchido, sempre que houver transporte de passageiro(s) e/ou carga, se aplicável;
Os documentos mencionados são de grande importância, portanto é recomendado que estejam sempre em boas condições. Quando forem abordados pela fiscalização da ANAC, sejam pacientes e colaborem o máximo possível com todas as solicitações, pois o trabalho de supervisionamento desses profissionais também colabora com uma aviação brasileira mais segura.
Tamo junto! Grande abraço.